telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

FAQ

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

1) O que é FAQ?

Resposta: FAQ é um acrônimo de um anglicismo que representa Frequent Asked Questions, em língua portuguesa pode ser traduzido como "Perguntas Frequentes".

2) O que é o Programa Telessaúde Brasil Redes

Resposta: O Programa é uma iniciativa instituída em âmbito nacional pelo Ministério da Saúde, desde 2007, para fortalecer e ampliar as ofertas de Educação Permanente em Saúde para os profissionais e trabalhadores do SUS utilizando tecnologia de comunicação e informação. É coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), em articulação com outros Ministérios, Universidades Públicas, Escolas Técnicas de Saúde e entidades das áreas de Saúde e Educação.

3) Quem pode utilizar os serviços oferecidos pelo Telessaúde Brasil?

Resposta: Todos os profissionais e trabalhadores do SUS. Basta entrar em contato com o núcleo do seu estado para cadastramento na plataforma de Telessaúde.

4) O que o Programa oferece?

Resposta: A rede Telessaúde é composta por Núcleos que fazem a cobertura e acompanhamento das necessidades educacionais dos profissionais e trabalhadores do SUS, principalmente da Estratégia da Saúde da Família, oferecendo:

infor teleconsulturia

Teleconsultoria: serviço estruturado de perguntas e respostas entre profissionais sobre procedimentos clínicos ou dúvidas do processo de trabalho e gestão em saúde. Pode ser realizado via plataformas de Telessaúde ou – para médicos dos Programas PROVAB, Mais Médicos, PMAQ e Melhor em Casa – pelo telefone 0800 644 6543.

Conceito: consulta registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área de saúde por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho, podendo ser de dois tipos: a) síncrona - teleconsultoria realizada em tempo real, geralmente por chat, web ou videoconferência; b) assíncrona - teleconsultoria realizada por meio de mensagens off-line.

info teleeducacao

Tele-educação: oferta de atividades educacionais a distância de acordo com as necessidades previamente diagnosticadas.

Conceito: conferências, aulas e cursos, ministrados por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação.

infor telediagnostico

Telediagnóstico: elaboração de laudos a distância.

Conceito: serviço autônomo que utiliza as tecnologias da informação e comunicação para realizar serviços de apoio ao diagnóstico através de distância e temporal distâncias geográfica e temporal; (Retificado no DOU nº 209 de 31.10.2011, Seção 1, página 74).

 

info segundaopiniao

Segunda Opinião Formativa: biblioteca pública de perguntas e respostas sobre questões levantadas pelos profissionais e trabalhadores do SUS.

Conceito: resposta sistematizada, construída com base em revisão bibliográfica, nas melhores evidências científicas e clínicas e no papel ordenador da atenção básica à saúde, a perguntas originadas das teleconsultorias, e selecionadas a partir de critérios de relevância e pertinência em relação às diretrizes do SUS.

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032