telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika Vírus - conheça as diferenças e fique atento aos sintomas

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Saiba mais sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, os sintomas característicos de cada uma e a importância do diagnóstico precoce e da prevenção.

A Secretaria da Saúde de São Paulo (SES-SP) lançou um alerta sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e Zika Vírus. Essas doenças causam sintomas semelhantes, como febre e dores no corpo, e é fundamental buscar acompanhamento médico em caso de suspeita. Durante a Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, a Secretaria busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Sintomas e Diagnóstico:

  • Nos primeiros quatro dias, os sintomas são inespecíficos, mas a chikungunya causa dor intensa nas articulações, a dengue causa dor mais generalizada e o Zika Vírus costuma causar manchas avermelhadas pelo corpo, junto com coceira. A febre está presente na maioria dos casos.
  • O período de incubação varia entre três e cinco dias, e o diagnóstico preciso requer um exame de anticorpos, possível após o sexto dia do início dos sintomas.

Prevenção:

  • Em caso de manifestação de sintomas como febre, dores no corpo ou manchas avermelhadas após uma picada de mosquito, é importante buscar assistência médica imediatamente para prevenir complicações.
  • A Secretaria realiza ações de apoio aos municípios para prevenção e diagnóstico das doenças, oferecendo diagnóstico e tratamento gratuitos pelo SUS.

A tabela de comparação entre dengue, chikungunya e Zika Vírus é a seguinte:

 

Característica Dengue Chikungunya Zika Vírus
Vírus Flavivírus Togavírus Flavivírus
Sintomas Febre, dor de cabeça, dores no corpo, dor atrás dos olhos Febre, dor intensa nas articulações, manchas vermelhas, coceira Febre, manchas vermelhas, coceira, dor nas articulações
Complicações Pode levar a formas graves com risco de morte Pode causar dor crônica nas articulações por meses ou anos Geralmente causa sintomas leves, mas pode causar complicações em grávidas
Diagnóstico Exame de sangue para identificar o vírus Exame de sangue para identificar o vírus Exame de sangue para identificar o vírus
Prevenção Controle do mosquito Aedes Controle do mosquito Aedes Controle do mosquito Aedes

Onde buscar ajuda?

  1. Unidade Básica de Saúde (UBS): O primeiro ponto de contato deve ser a Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência. Nessas unidades, os profissionais de saúde podem avaliar os sintomas, realizar exames e fornecer orientações sobre o tratamento.

  2. Pronto Atendimento (UPA - Unidade de Pronto Atendimento): Caso os sintomas se agravem ou ocorram fora do horário de funcionamento da UBS, a pessoa pode procurar uma UPA, que oferece atendimento de emergência.

  3. Hospitais e Serviços Especializados: Se necessário, o paciente pode ser encaminhado para hospitais com estrutura para tratamento de casos mais graves ou serviços especializados em doenças infecciosas.

  4. Disque Saúde (136): O Ministério da Saúde disponibiliza o Disque Saúde para informações e esclarecimentos. O serviço funciona 24 horas e pode orientar sobre os procedimentos a serem seguidos.

  5. Aplicativos e Canais Online: Algumas regiões oferecem aplicativos ou canais online para agendamento de consultas, obtenção de informações e acompanhamento de resultados de exames.

É importante que, ao buscar ajuda, o paciente forneça informações detalhadas sobre seus sintomas e siga as orientações dos profissionais de saúde. A dengue é uma doença séria, e a detecção precoce e o tratamento adequado são fundamentais para um prognóstico positivo.

 

Referências

https://pensesus.fiocruz.br/atendimento

https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/saude-de-sp-alerta-sobre-sintomas-de-doencas-transmitidas-pelo-aedes-aegypti/

https://www.fesaude.niteroi.rj.gov.br/sua-saude/no-dia-mundial-da-saude-veja-a-importancia-do-sus-para-a-vida-dos-brasileiros

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032