telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Escarlatina: o que é e como identificar?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Surto de Escarlatina no Brasil em 2023 preocupa autoridades de saúde

Em 2023, a incidência de escarlatina no Brasil apresenta um aumento significativo em comparação com os anos anteriores. De janeiro a outubro de 2023, no Estado de São Paulo, foram notificados 31 surtos de escarlatina, sem nenhum óbito.  Esse número é um aumento de cerca de nove vezes em relação ao mesmo período do ano passado. A doença acomete principalmente crianças e adolescentes, especialmente na primavera. 

A escarlatina é uma doença infecciosa e contagiosa que costuma ocorrer em crianças em idade escolar, durante a primavera. É transmitida pela mesma bactéria que causa amidalite, artrite, pneumonia, endocardite, impetigo e erisipela. A maioria das pessoas que tem uma infecção de garganta provocada pela bactéria não desenvolve escarlatina. Porém, cerca de 10% são sensíveis às toxinas liberadas por ela e podem desenvolver a doença, que provoca pequenas manchas vermelhas que se misturam na pele.

Diagnóstico

O diagnóstico da escarlatina pode ser feito clinicamente, analisando os sinais e sintomas apresentados. No entanto, formas mais leves da doença podem se assemelhar a outras doenças exantemáticas, e nesses casos, pode ser necessário realizar a coleta de material da orofaringe para identificar a bactéria e a qual antibiótico ela é sensível. O diagnóstico é feito através dos sintomas que o paciente apresenta e pela observação, podendo ser considerada a realização de um teste na garganta para pesquisa da bactéria. É importante ressaltar que apenas médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios..

Sintomas

Os sintomas da escarlatina incluem:

  • Início repentino com calafrios e febre alta nos primeiros dias, que vai diminuindo gradativamente;
  • Na língua surgem caroços avermelhados recobertos com uma película parecida com um plástico branco amarelado. Essa película posteriormente se desfaz e a pele adquire o aspecto de framboesa, porque as papilas incham e ficam arroxeadas;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Aumento dos gânglios do pescoço;
  • Dor no corpo, de barriga e de cabeça;
  • Náuseas e vômitos.

Tratamento

O tratamento da escarlatina é bastante simples, feito com antibióticos receitados por médico. Medicamentos para dor e febre são úteis para aliviar os sintomas. É importante ser diagnosticado e iniciar imediatamente o tratamento para evitar complicações que podem ser graves e para diminuir a sua ocorrência.

Prevenção

A prevenção da escarlatina é feita através da higiene pessoal, como lavar as mãos com frequência, evitar compartilhar objetos pessoais e manter a casa limpa e arejada. Além disso, é importante evitar o contato com pessoas doentes.

 

Profissionais da atenção básica do Sistema Único de Saúde devem estar atentos aos sintomas da escarlatina e orientar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado. Em caso de suspeita da doença, é fundamental encaminhar o paciente para avaliação médica e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Vacina

Não há vacina para a doença no Brasil.

 

Referências

https://bvsms.saude.gov.br/escarlatina/

https://amarepediatria.com.br/blog/escarlatina-diagnostico-e-tratamento/

https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/escarlatina/

https://bvsms.saude.gov.br/escarlatina/

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2023/11/21/sp-registra-aumento-de-surtos-de-escarlatina-doenca-que-acomete-principalmente-criancas.htm

https://noticias.r7.com/sao-paulo/estado-de-sp-registra-aumento-de-surtos-de-escarlatina-21112023

https://www.estadao.com.br/saude/sp-registra-aumento-de-surtos-de-escarlatina-doenca-que-acomete-principalmente-criancas/

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032