Esporotricose: o que é, como se transmite e como prevenir

Doença comum nas áreas rurais e periurbanas do Brasil

A esporotricose é uma micose subcutânea causada por fungos do gênero Sporothrix. Esses fungos são encontrados no solo, em plantas e em materiais em decomposição. A doença pode ser transmitida para humanos através do contato com a pele ou mucosas com material contaminado.

A esporotricose pode se manifestar de duas formas:

• Forma cutânea: É a forma mais comum da doença. Os sintomas incluem lesões na pele, que podem ser únicas ou múltiplas, e geralmente aparecem nas mãos, braços ou rosto. As lesões podem ser pequenas ou grandes, e podem ser avermelhadas, elevadas ou ulceradas.
  • Forma linfocutânea: É uma forma mais grave da doença. Os sintomas incluem lesões na pele, que se espalham pelo corpo através dos vasos linfáticos. As lesões podem ser semelhantes às da forma cutânea, mas podem ser maiores e mais dolorosas.

Transmissão

A esporotricose pode ser transmitida para humanos de várias maneiras, incluindo:

• Contato com a pele ou mucosas com material contaminado: Isso pode ocorrer ao tocar em plantas ou solo contaminados, ao manipular espinhos ou madeira apodrecida ou ao ser arranhado ou mordido por animais infectados.
  • Inalação de fungos: A esporotricose também pode ser transmitida pela inalação de fungos presentes no ar.

Prevenção

A melhor maneira de prevenir a esporotricose é evitar o contato com material contaminado. As seguintes medidas podem ajudar a prevenir a transmissão da esporotricose:

• Use luvas ao manusear plantas ou solo.
  • Evite tocar em espinhos ou madeira apodrecida.
  • Lave as mãos com frequência, especialmente após trabalhar em jardins ou em áreas com vegetação.
  • Não permita que animais de estimação arranhem ou mordam você.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da esporotricose pode ser feito através de exames de pele ou de sangue. O tratamento da esporotricose é feito com antibióticos.

Conclusão

A esporotricose é uma doença que pode ser transmitida para humanos através do contato com material contaminado. A melhor maneira de prevenir a esporotricose é evitar o contato com material contaminado. Profissionais da atenção básica do sistema único de saúde (SUS) devem estar atentos à doença e orientar a população sobre as medidas de prevenção.

Orientações para profissionais da saúde

Profissionais da atenção básica devem estar atentos à esporotricose, pois é uma doença comum nas áreas rurais e periurbanas do Brasil. Os seguintes sinais e sintomas devem levantar a suspeita da doença:

• Lesões na pele, que podem ser únicas ou múltiplas, e geralmente aparecem nas mãos, braços ou rosto.
  • Lesões que podem ser avermelhadas, elevadas ou ulceradas.
  • Histórico de contato com plantas ou solo contaminado, espinhos ou madeira apodrecida ou com animais infectados.

Se um paciente apresentar esses sinais e sintomas, o profissional deve:

• Orientar o paciente a procurar atendimento médico.
  • Notificar o caso à vigilância epidemiológica.

O profissional também pode orientar a população sobre as medidas de prevenção da esporotricose.