Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico

A data chama atenção para a importância da produção científica e convoca os jovens a apreciar a ciência

O Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico foi criado por meio de duas leis, sancionadas em datas diferentes. Em 2001, foi sancionada a Lei n. 10.221/2001 que estabelece o Dia Nacional da Ciência com o objetivo de comemorar essa data em todos os estabelecimentos educacionais do país. Alguns anos depois, em 2008, a Lei n. 11.807/2008 cria o Dia Nacional do Pesquisador. Ambas são celebradas no dia 8 de julho. Dessa forma, uniram-se às comemorações e a data passou a ser conhecida como o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. O dia 8 de julho foi escolhido por ter sido nessa data, no ano de 1948, a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

240_F_215072134_B7sXyq0KuBnM1CYGbxh1HHCJeOAOk6gl.jpg

O que é um pesquisador científico?

O Brasil ocupa o nono lugar no ranking de publicações científicas no mundo. Na América Latina, ocupa o primeiro lugar. Mas, muitas pessoas ainda não conhecem a profissão de pesquisador. De fato, a profissão exige muita dedicação e estudo. Mas é exercida em diversas áreas e é muito mais comum do que se pensa. Os pesquisadores têm um papel fundamental no desenvolvimento de um país. O resultado do trabalho de pesquisadores proporciona, por exemplo, encontrar a cura de diversas doenças a partir de novos medicamentos.

Como é a carreira de pesquisador?

Os pesquisadores são pessoas que desenvolvem pesquisas, a partir de um método científico. Em outras palavras, a partir de uma metodologia. Eles testam e comprovam hipóteses para chegar a conclusões nas diversas áreas do conhecimento. A formalização da profissão de pesquisador está vinculada ao processo de institucionalização da ciência no Brasil. O primeiro grande marco foi a criação do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), em 1951.

Quem trabalha com ciência deve ter um foco principal: produzir conhecimento científico. A conclusão do conhecimento científico deve ser algo aplicado na rotina das pessoas. A rotina de pesquisadores inclui:

• desenvolver pesquisas,
  • publicar artigos científicos,
  • participar de eventos acadêmicos,
  • ministrar palestras e
  • realizar treinamentos.

Programas de incentivo à pesquisa

O contato com o âmbito acadêmico permite que o estudante interessado em se tornar pesquisador tenha acesso à criação de ensaios através dos programas de incentivo à pesquisa ofertados pelas instituições de ensino ou pelo governo, que podem ser:

PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) – bolsas de estudo para qualquer área do conhecimento, como incentivo para a produção de pesquisas de jovens talentos que estão para se formar;

PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) – Incentivo para estudantes que pretendem se desenvolver na área de docência, antecipando seu vínculo com a sala de aula;

PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) – incentivo para o desenvolvimento de pesquisas no âmbito tecnológico.

O pesquisador e a educação

Há também a  existe a perspectiva de seguir carreira em universidades. De forma geral, as universidades públicas dão mais espaço à produção científica. E o benefício é devolvido à sociedade brasileira, pois as pesquisas são conhecimentos públicos. A carreira de pesquisadores em universidades está diretamente relacionada à carreira de docência. Independente da área do conhecimento, os pesquisadores mantêm seu histórico acadêmico atualizado a partir do currículo lattes e registram conquistas e produções nele. O estudante que deseja ser pesquisador precisa percorrer um caminho de amadurecimento da área que pretende seguir.

Papel do cientista

É comum ouvir que o mundo muda cada vez mais rápido e frequentemente surgem novas áreas do conhecimento. Isso só é possível graças aos pesquisadores, que, em universidades e institutos de pesquisa, dedicam-se à investigação da forma como a natureza e o mundo social se comportam.

Um exemplo da importância desses profissionais é o fato de que em poucos meses diversos países estão anunciando estudos conclusivos sobre uma vacina para a covid-19. Mas como ocorre a formação científica? No caso da vacina, seria preocupante injetar na população um conteúdo que produzisse problemas de saúde, por isso é importante que diferentes pesquisadores realizem testes, com métodos reconhecidos e validados, e compartilhem conclusões que tornem segura a adoção da imunização.

Esse quadro garante que, mais do que a opinião de determinado segmento, haja respaldo científico sobre um assunto e seja possível que a sociedade tome decisões a respeito dos diferentes avanços da ciência.

É por isso que os cientistas estão entre os profissionais mais importantes da sociedade. Embora muitas vezes trabalhem de forma discreta, em laboratórios, as grandes invenções e melhorias da humanidade passaram por suas mãos. Apesar dos desafios, a profissão cientista tem uma grande influência e importância para o desenvolvimento da sociedade. Entender como o seu trabalho afeta o nosso dia a dia de uma forma positiva é importante para valorizar os profissionais e para se inspirar a seguir a carreira.