telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

18 de outubro, dia mundial da menopausa

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Cerca de 1,2 milhões de mulheres terão 50 anos ou mais em 2030

WMD_IMSa_2020.jpg

Dia Mundial da Menopausa é realizado todos os anos no dia 18 de outubro. O objetivo do dia é aumentar a conscientização sobre a menopausa e as opções de apoio disponíveis para melhorar a saúde e o bem-estar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), levando em conta o crescimento da expectativa de vida, que passou a ser de 73 anos, cerca de 1,2 milhões de mulheres terão 50 anos ou mais em 2030. Por esse motivo, é necessário conscientizar cada vez mais as mulheres sobre os efeitos da queda hormonal e os tratamentos disponíveis no mercado, como a terapia hormonal.

A menopausa representa o fim do ciclo reprodutivo feminino, mas não o fim da vida sexual feminina. Converse com seu ginecologista e entenda melhor essa nova fase da sua vida.

Para marcar a data, estão reunidas abaixo diversas informações obre Menopausa, já publicadas no site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

O tema do Dia Mundial da Menopausa de 2022 é  “Cognição e Humor”

Com o tema “Cognição e Humor”, a agência de saúde das Nações Unidas aproveita a data para aumentar a conscientização e ajudar as mulheres a entender as opções disponíveis para gerenciar seus sintomas.

A OMS reforça que a consciência sobre o impacto da menopausa ainda é muito baixa. Para a maioria das mulheres, o período é marcado pelo fim da menstruação mensal devido à perda da função folicular ovariana. Isso significa que os ovários param de liberar óvulos para fertilização.

Com isso, surgem alguns sintomas, que podem variar de preocupações cognitivas e de saúde mental a insônia e palpitações. As alterações hormonais ainda podem afetar o bem-estar físico, emocional, mental e social.

Embora os efeitos variem entre as pessoas, as queixas mais comuns são as ondas de calor e suores noturnos, alterações na regularidade e fluxo do ciclo menstrual, culminando na cessação da menstruação, secura vaginal, dor durante a relação sexual e incontinência, dificuldade para dormir ou insônia e alterações de humor, como depressão e ansiedade.

A composição corporal e o risco cardiovascular também podem ser afetados, bem como as estruturas de suporte pélvico, que podem enfraquecer e aumentar o risco de prolapso, ou a perda de sustentação de órgãos pélvicos.

A perda de densidade óssea na menopausa é um contribuinte significativo para taxas mais altas de osteoporose e fraturas.

Segundo a OMS, a maioria das mulheres passa pela menopausa entre as idades de 45 e 55 anos como parte natural do envelhecimento biológico.

 

Referências

https://www.menopause.org.au/health-info/world-menopause-day

https://www.gineco.com.br/saude-feminina/materias-2/dia-mundial-da-menopausa

https://www.endocrino.org.br/dia-mundial-da-menopausa/

https://news.un.org/pt/story/2022/10/1803992

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032