telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

1º de Outubro - Dia Mundial dos Idosos

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Tema 2021:  "Equidade digital para todas as idades"

Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou 1º de outubro como Dia Internacional do Idoso. Em 1991, a Assembleia Geral (pela resolução 46/91) adotou os Princípios das Nações Unidas para Pessoas Idosas. Nas próximas três décadas, o número de idosos em todo o mundo está projetado para mais do que dobrar, atingindo mais de 1,5 bilhão de pessoas em 2050.

Todas as regiões verão um aumento no tamanho da população idosa entre 2019 e 2050. O maior aumento ( 312 milhões) está projetado para ocorrer no leste e sudeste da Ásia, crescendo de 261 milhões em 2019 para 573 milhões em 2050. A Índia em breve experimentará o 'tsunami cinza'.
 
Todos os anos, as Nações Unidas têm um tema separado para o ano. O objetivo é melhorar o atendimento aos idosos, educar a população sobre os direitos dos idosos e dar orientações aos governos para a adoção de leis que impeçam o abuso de idosos e melhorem sua qualidade de vida.
 
O tema do Dia Internacional do Idoso das Nações Unidas de 2021 é ‘Equidade digital para todas as idades-Digital Equity for All Ages’. Isso indica a necessidade de acesso e participação significativa no mundo digital por pessoas mais velhas. A quarta revolução industrial é caracterizada pela rápida inovação digital, caracterizada pelo crescimento exponencial que transformou todos os setores da sociedade, incluindo a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos uns com os outros. Os avanços tecnológicos oferecem grande esperança para acelerar o progresso em direção aos objetivos de desenvolvimento sustentável.
 
Relatórios recentes da União Internacional de Telecomunicações (UIT) indicam que mulheres e idosos vivenciam a desigualdade digital em maior grau do que outros grupos da sociedade; ou não têm acesso às tecnologias ou muitas vezes não se beneficiam plenamente das oportunidades proporcionadas pelo progresso tecnológico.
 
Pandemia

A atual pandemia de Covid-19 afetou a todos, mas principalmente os idosos. Por ocasião deste Dia Internacional do Idoso, discute-se os impactos da Covid-19 nos idosos e como podemos mantê-los seguros durante a pandemia.

Os idosos são os mais vulneráveis ​​ao Coronavírus, pois a maioria deles é cronicamente afetada por várias doenças devido ao envelhecimento. Seus sistemas imunológicos debilitados os colocam em risco de complicações graves de uma infecção por SARS-CoV-2. Idosos não vacinados têm maior probabilidade de serem hospitalizados devido à doença ou morrerem.

Além da doença, os idosos também correm risco de impactos psicológicos, pois dependem de outras pessoas para seu bem-estar. O isolamento e a distância de membros da família devido aos bloqueios da Covid-19 em todo o mundo têm causado ansiedade entre a população idosa. Muitos são portadores de deficiência física ou não podem usar o transporte por conta própria para fazer as compras diárias ou ir ao médico.

Como manter idosos seguros durante a pandemia

 

  • Aqueles que são cuidadores de idosos precisam, em primeiro lugar, garantir que se mantêm saudáveis ​​e seguros.
  • Os cuidadores devem lavar as mãos com frequência com sabão e desinfetar as superfícies que são tocadas com frequência.
  • Os cuidadores também devem ser vacinados.
  • Devem usar máscaras e praticar o distanciamento social para evitar a transmissão acidental da doença a quem está sob seus cuidados.
  • Os idosos também devem receber as vacinas o mais rápido possível.
  • Eles devem ser mantidos informados sobre as atualizações adequadas sobre a pandemia, a fim de evitar informações incorretas ou pânico.
  • Os cuidadores devem garantir que suprimentos essenciais, como remédios, estejam sempre disponíveis, especialmente em caso de emergência.
  • Eles também devem manter os números de emergência à mão.
  • Os familiares e cuidadores devem oferecer companhia e apoio emocional aos idosos por meio de interações e comunicação de rotina. Isso irá garantir que eles permaneçam felizes e sem estresse.

 
https://www.news18.com/news/lifestyle/international-day-of-older-persons-2021-how-to-keep-the-elderly-safe-during-covid-19-4268282.html
https://www.risingkashmir.com/-World-Elders-Day--Digital-Equity-for-All-Ages--92726

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032