telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Suicídio: Sinais de alerta!

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O suicídio é a 10ª causa geral de morte nos EUA

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, o suicídio é a décima causa geral de morte nos Estados Unidos e a segunda causa de morte em crianças e adultos jovens entre 10 e 34 anos.

Uma pesquisa mostrou que a maioria dos suicídios é consequência de doença mental - mais comumente depressão. A depressão pode fazer com que alguém se sinta inútil, sem esperança e um fardo para os outros. A doença pode impedir as pessoas de reconhecerem que esses sentimentos são temporários, fazendo com que o suicídio pareça falsamente uma solução.

Os sinais gerais de alerta de risco de suicídio podem incluir os sintomas de transtorno depressivo maior - uma mudança nas atividades habituais; isolamento; perder o interesse pelas pessoas e atividades que antes traziam alegria; uso novo ou aumentado de drogas ou álcool; perda de peso não intencional ou baixa energia; conversa interna negativa; e pensamentos suicidas.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, mais de 15.000 pessoas com menos de 34 anos morreram de suicídio nos Estados Unidos em 2019, o ano mais recente com estatísticas. Infelizmente, dizem os especialistas do Centro Infantil Johns Hopkins (JHCC), isso mostra que crianças e jovens adultos são especialmente vulneráveis ao suicídio.

Com pandemia ou sem pandemia, o suicídio mata muito mais crianças do que doenças infecciosas todos os anos, inclusive durante a pandemia  da covid-19.

O suicídio é um assunto difícil de discutir, mas é de vital importância falar aberta e honestamente sobre para ajudar a salvar uma vida.

Se você está preocupado com o fato de alguém ter pensamentos suicidas, é apropriado perguntar 'Você está pensando que a vida não vale a pena ser vivida?' ou 'Você está pensando em suicídio?'. Essas perguntas não vão 'plantar a ideia' ou de outra forma aumentar o risco de suicídio, mas são boas maneiras de saber se alguém está em risco.

Em reconhecimento por setembro ser o Mês Nacional de Conscientização sobre a Prevenção do Suicídio, aqui estão algumas dicas da Johns Hopkins Medicine sobre intervenções:

1. Ofereça ajuda e suporte. Se um ente querido estiver com dificuldades, incentive-o a procurar atendimento.
2. Restrinja o acesso às armas tanto quanto possível. Todas as armas de fogo devem ser trancadas com segurança ou temporariamente transferidas para fora de casa. Mesmo as pequenas barreiras aos meios letais podem salvar vidas drasticamente.
3. Cuidem uns dos outros. Alcance quando estiver lutando; seja honesto com seus sentimentos; e confie no seu sistema de suporte.
4. Para os pais que acham que seu filho pode estar em risco de suicídio, consulte imediatamente o pediatra da criança ou um profissional de saúde mental.

Traduzido de:

https://medicalxpress.com/news/2021-09-suicides-johns-hopkins-medicine.html

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032