telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Vírus Marburg

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Vírus voltou a preocupar após mortes em Gana 

O vírus de Marburg ou vírus de Marburgo (MARV) é o agente causador da febre hemorrágica de Marburg.

Tanto a doença quanto o vírus estão relacionados com o ébola e têm origem na mesma área geográfica (Uganda e Quénia ocidental). A sua fonte é uma zoonose de origem desconhecida.

585946.jfif

A estrutura viral é típica dos filovírus, com longas partículas fibrosas que têm um diâmetro consistente mas que variam muito em comprimento, entre uma média de 800 nm até 14.000 nm, com o auge da actividade infeciosa por volta dos 790 nm. O seu vírion contém 7 proteínas estruturais conhecidas. Sendo praticamente idêntico ao vírus do Ébola em estrutura, o vírus de Marburg é antigenicamente distinto do vírus do Ébola - por outras palavras, ele produz anticorpos diferentes, nos organismos infectados.

Este vírus foi documentado pela primeira vez em 1967, quando 31 pessoas adoeceram nas cidades alemãs de Marburg e Frankfurt am Main e na cidade sérvia de Belgrado, aparentemente por causa de macacos Cercopithecus aethiops infectados, que haviam sido importados do Uganda para o uso no desenvolvimento de vacinas pólio. Foi o primeiro filovírus a ser identificado.

Sintomas da Doença

A doença é caracterizada por um súbito ataque de febre, dores de cabeça e mialgia após um período de incubação de 5 a 10 dias. Passada uma semana, aparece uma inflamação maculopapular, seguida de vômitos, dores do peito e abdominais e diarreia. A doença pode então agravar-se ainda mais, com icterícia, delírios, falência do fígado e hemorragias extensas. A recuperação é prolongada e pode ser marcada por inflamação dos testículos, hepatite recorrente, mielite recorrente ou uveíte, inflamação da medula espinal, dos olhos ou da glândula parótida.

Como confirmar o diagnóstico

Os sintomas provocados pela febre de Marburg são semelhantes a outras doenças virais. Por isso, a melhor forma de confirmar o diagnóstico é fazer exames de sangue para identificar anticorpos específicos, além de analisar algumas secreções em laboratório.

Como acontece a transmissão

Originalmente, o vírus Marburg passa para os humanos através da exposição a locais habitados por morcegos da espécie Rousettus. No entanto, após contaminação, o vírus pode passar de uma pessoa para a outra através do contato com fluidos corporais, como sangue ou saliva.

Assim, é muito importante que a pessoa infectada se mantenha isolada, evitando ir para locais públicos, onde pode contaminar outras. Além disso, deve-se utilizar máscara de proteção e lavar as mãos frequentemente, para evitar passar o vírus para superfícies.

A transmissão pode se manter até que o vírus tenha sido completamente eliminado do sangue, ou seja, é preciso ter cuidados até que o tratamento termine e o médico confirme que o resultado do exame já não mostra indícios da infecção.

Como é feito o tratamento

Não existe um tratamento específico para a doença de Marburg, sendo que deve ser adaptado a cada pessoa, de forma a aliviar os sintomas apresentados. No entanto, quase todos os casos necessitam de fazer re-hidratação, podendo ser necessário ficar internado no hospital para receber soro diretamente na veia, além de medicamentos para diminuir o desconforto.

Em alguns casos, pode até ser necessário fazer transfusões de sangue, para facilitar o processo de coagulação, evitando os sangramentos provocados pela doença.

Letalidade

Dependendo dos serviços de saúde e do apoio hospitalar disponível, a doença pode ter taxas de letalidade extremamente altas. Durante um surto de Marburg ocorrido em Angola entre 2004 e 2005, das 252 pessoas que contraíram um sorotipo particularmente virulento, 227 (90%) morreram.

Caso em agosto de 2021

Um paciente morreu com o raro e altamente infeccioso vírus de Marburg, em Guiné, de acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta segunda-feira (9). Esse é o primeiro caso do vírus parecido com o Ebola no oeste da África.

Amostras do vírus que foram retiradas do paciente na cidade de Gueckedou, no sul do país, identificaram febre hemorrágica. O Marburg causa sintomas semelhantes aos do Ebola, começando com febre e fraqueza e frequentemente levando a sangramento interno ou externo, falência de órgãos e morte. 

Caso em agosto de 2022

Gana, na África Ocidental, confirmou os dois primeiros casos no país do mortal vírus Marburg, uma doença altamente infecciosa da mesma família do vírus que causa o ebola.

Ambos os pacientes morreram recentemente no mesmo hospital, na região de Ashanti, no sul do país. Foi verificada a presença do vírus em ambas as amostras no início deste mês em um laboratório no Senegal.

Referência

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vírus_de_Marburg

https://www.tuasaude.com/doenca-de-marburg/

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2021/08/10/guine-confirma-primeiro-caso-do-virus-marburg-semelhante-ao-ebola-na-africa

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2022/07/18/o-que-e-o-virus-marburg-primo-do-ebola-que-voltou-a-preocupar-apos-mortes-em-gana.htm

Tags: ,

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032