Gravação: Clique aqui
A arte do ator e da atriz em seus diferentes meios de expressão nos causam emoção, empatia, reflexão e conhecimento. O roteiro e os personagens criados para eles são capazes de – diante da potência destas combinações – causar uma catarse que carregaremos para toda a vida.
No dia-dia enfrentamos diversas situações que nos colocam a prova nossa capacidade de sermos vários “EUs”, quase que inconscientemente.
As excelências adquiridas em nossa profissão são postas a mesa em situações diversas, seja em consulta, palestra, aula, conversas e agora a lente de uma câmera. Solitário, aparentemente, esse momento pode assustar num primeiro momento. Mas existem caminhos e práticas que podem ajudar a descobrir este “novo EU” que se descortinará para o mundo online.
Durante mais de 30 anos trabalho com atores profissionais e iniciantes sem experiência nenhuma para ensiná-los e prepará-los na arte de interpretar ou então para desenvolver um personagem (o outro “EU”) seja em teatro, cinema, séries, novelas. Por toda essa caminhada percebi que os processos dentro de uma sala de ensaio cabiam muito bem naquilo que vivíamos nos nossos outros afazeres cotidianos. Há um diálogo entre os caminhos da arte e da vida e muito do que precisamos para, em cena, impactar grandes plateias, podem ser utilizados numa aula, palestra ou mesmo em conversas diante das câmeras.
A câmera é um olho mecânico que nada diz. Mas tudo ouve e vê. E nada melhor do que tornarse íntimo dela para que possamos encontrar esse nosso “EU” (que sempre esteve aí e não sabíamos) potente, único e encantador. O conhecimento (o roteiro por assim dizer) nós já temos.
Luiz Mario Vicente é preparador de atores da série Unidade Básica (Universal Channel), ator, diretor, preparador de atores, educador-ensaiador e será entrevistado por Cicero I. Silva (Coordenador Adjunto do Telessaúde São Paulo)
https://www.linkedin.com/in/luiz-mario-vicente-ab711643/
https://www.facebook.com/luizmario.vicente
https://www.instagram.com/luizmariovicente/