Dia Mundial da Dignidade Menstrual

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa

Aproximadamente 130 milhões de meninas estão fora da escola

O Dia da Higiene Menstrual - 28 de maio, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS),  é uma oportunidade para destacar uma crise inaceitável: problemas de saúde de meninas e mulheres com relação ao estigma, tabu e falta de conhecimento sobre menstruação, e necessidades não atendidas de intervenções essenciais de saúde e acesso a saneamento e sistemas de higiene.

Em qualquer dia, centenas de milhões de meninas e mulheres em todo o mundo estão menstruadas, mas uma proporção substancial delas não tem o conhecimento e os meios para administrar sua saúde menstrual com segurança e dignidade, resultado da desigualdade de gênero, tabus culturais, pobreza , e falta de saneamento básico e higiene. Práticas restritivas e discriminatórias, como ser forçada a viver em uma “cabana de menstruação”, afetam a capacidade de meninas e mulheres de participarem plenamente de suas comunidades e de terem acesso a oportunidades educacionais e econômicas.

Aproximadamente 130 milhões de meninas estão fora da escola, de acordo com a UNESCO. E embora haja muitas razões para isso, os períodos e a falta de saneamento, higiene e saúde menstrual desempenham um papel importante, já que as meninas de ambientes com poucos recursos atribuem ausências escolares frequentes a dificuldades em gerenciar sua menstruação, com o absenteísmo sendo associado à falta de privacidade e disponibilidade limitada de instalações de água e saneamento nas escolas.

Falta de acesso a produtos de higiene

Meninas e mulheres em alguns países menos desenvolvidos são afetadas de forma desproporcional, onde muitas vezes a maioria das adolescentes não é informada sobre a menstruação antes da primeira menstruação e onde os produtos higiênicos são frequentemente inacessíveis. A falta de acesso a produtos de higiene básicos também levou as mulheres a usarem materiais anti-higiênicos, como trapos, miolos de pão, levando a um aumento do risco de infecções do trato reprodutivo e urinário.

Gravidez precoce

Estigma, tabus e conhecimento inadequado também significam que meninas e mulheres estão mal equipadas para tomar decisões pessoais informadas e fazer escolhas sobre sua própria saúde, incluindo sua saúde sexual e reprodutiva, contribuindo assim para um ciclo de gravidez precoce e casamento infantil. De acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), aproximadamente 7,3 milhões de meninas menores de 18 anos dão à luz a cada ano (um número que é muito maior se todas as gravidezes forem incluídas, não apenas os nascimentos) e de acordo com a UNICEF, 21% das jovens as mulheres se casaram antes de seu 18º aniversário em 2020.

É hora de mudar as atitudes sociais e governamentais em relação ao direito humano ao saneamento, à higiene e à saúde menstrual.

As menstruações precisam ser aceitas como uma ocorrência biológica normal, não um segredo vergonhoso. As meninas precisam ser capazes de permanecer e ter sucesso na escola. As mulheres devem ter igual acesso ao poder econômico e social. E meninas e mulheres precisam ser capazes de tomar decisões informadas sobre sua saúde sexual e reprodutiva.

Garantir a higiene e a saúde menstrual - além de ser um direito humano básico também faz sentido do ponto de vista econômico. Investir na saúde menstrual de meninas e mulheres é uma intervenção de desenvolvimento econômica que tem benefícios de longo prazo para a redução da mortalidade infantil e materna e leva a um crescimento econômico mais forte.

No cerne dessa questão está o direito das mulheres de ter autonomia sobre seus próprios corpos. Isso requer mudança social. A mudança social requer uma liderança política forte com uma visão clara apoiada por estratégias nacionais e planos orçamentados que integrem políticas de saneamento, meio ambiente, saúde, educação e gênero. O sucesso depende de garantir que todas as meninas e mulheres recebam informações confiáveis, tenham acesso aos produtos de que precisam e possam contar com instalações seguras e dignas.