telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

1 pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.

19 de maio

Doar leite materno humano é um gesto que salva vidas. Estimativas do Ministério da Saúde apontam que um frasco de 200 mililitros de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos. São cerca de 160 mil litros de leite humano distribuídos todos os anos a recém-nascidos de baixo peso. E você pode fazer parte disso!

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite materno, basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação. Quem quiser doar, pode procurar o banco de leite humano mais próximo ou ligar para o Disque Saúde, pelo número de telefone 136.

Como encontrar um bancos de leite humano : https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs

Como preparar o recipiente

As doações podem ser feitas em casa ou nos Bancos de Leite ou postos de coleta da sua cidade. Os Bancos oferecem frascos já esterilizados, mas as mulheres podem utilizar utensílios domésticos para preparar um recipiente de doação por conta própria. Para isso, é necessário seguir os seguintes passos:

  • Buscar orientação do Banco de Leite ou Unidade de Saúde mais próximos;
  • Separar um recipiente de vidro com tampa de plástico;
  • Tanto o frasco quanto a tampa precisam ser fervidos por 15 minutos;
  • Para secar, deixe-os de cabeça para baixo em cima de um pano limpo em uma bancada.
  • Higienização

Antes de coletar o leite para a doação, a lactante precisa tomar alguns cuidados. O primeiro deles é cobrir os cabelos e a boca. É possível fazer uso de touca e máscara ou de algum lenço ou fralda de pano. Atenção! Esse é um passo extremamente importante. Isso porque o leite doado será descartado se houver algum fio de cabelo.

O segundo passo é lavar as mãos e braços, até a altura do cotovelo, com água e sabão. E, em seguida, higienizar a mama apenas com água. Não é necessário esfregá-la com bucha e nem usar sabonete. E, antes de começar a retirada do leite, tanto a mama quanto as mãos e braços devem estar bem secos. Por fim, para realizar esse processo, escolha um local tranquilo e confortável .

Controle e qualidade

As doações feitas nos postos de coleta são encaminhadas aos Bancos de Leite. Nesses locais, os leites são selecionados, classificados (doados no pós-parto imediato, leite de transição ou leite maduro) e pasteurizados. O procedimento elimina todas as impurezas e bactérias e deixam o leite seguro para ser aproveitado.

Pandemia

Na pandemia houve uma queda de 32% na quantidade de litros de leite materno doados quando comparados ao mesmo mês em anos anteriores. São milhares de bebês prematuros ou abaixo do peso que precisam da sua doação.
Procure um Banco de Leite Humano mais próximo e informe-se sobre a maneira mais segura de doar, mesmo durante a pandemia. Saiba mais em saude.gov.br/doacaodeleite

Curiosidades

  • 1 pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.
  • Os bancos de leite humano estão preparados para orientar como fazer a coleta segura de leite materno, mesmo na pandemia.
  • Doando, você pode salvar a vida de bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães. Com a sua doação, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Referências

https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/02/brasil-e-referencia-em-doacao-de-leite-materno

saude.gov.br/doacaodeleite

https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vivamaissus/doacaodeleite_interna.html

 

#doeleitematerno

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032