23 de setembro - Dia Mundial de Combate ao Estresse

72% dos brasileiros sofrem com estresse no trabalho

Objetivo da data

O objetivo da data é conscientizar as pessoas sobre a importância do tema. Conhecido como mal do século, o estresse também pode ser uma porta de entrada para outros problemas e doenças, já que não está apenas associado a fatores externos, como pressão na escola, faculdade ou trabalho e também a fatores internos como a capacidade de lidar com tais situações adversas.

O estresse também está ligado ao modo como lidamos com as emoções do dia a dia e reagimos à elas, seja alegria, decepção, tristeza, raiva ou medo, e isso varia de pessoa para pessoa, dependendo das suas habilidades e recursos internos, que podem ser desenvolvidos a qualquer momento.

Ele possui componentes psicológicos, físicos, mentais e emocionais que podem gerar consequências para a vida e comprometer nossa saúde, relacionamentos e resultados profissionais.

Ao longo dos anos, as mudanças de rotina e o crescimento das cidades contribuíram para que as pessoas ficassem cada vez mais ocupadas. O estresse  afeta hoje grande parte da população, sejam jovens ou idosos. Mas é possível evitar agravamentos por conta deste problema.

Dados da Pesquisa Stress no Brasil, realizada pelo Instituto de Psicologia e Controle do Estresse, mostra que 52,28% dos entrevistados dizem ter ou já terem recebido o diagnóstico de estresse. O número de pessoas é alto, mas ainda existem pessoas que não sabem que estão passando pelo problema. Mesmo com as dificuldades para perceber a situação, é essencial identificar o quadro. A primeira coisa depois de identificado que a pessoa possui este tipo de comportamento é procurar ajuda psicológica. Mudar alguns hábitos no dia a dia também pode ajudar tanto na diminuição do estresse quanto os efeitos maléficos que ele causa.

De acordo com pesquisa da Associação Internacional de Manejo do Estresse (ISMA), 72% dos brasileiros sofrem com estresse no trabalho, dentre os quais 32% têm Burnout.

7 maneiras de reduzir o estresse e manter a pressão arterial baixa

Quando se trata de prevenir e tratar a hipertensão, uma estratégia freqüentemente esquecida é controlar o estresse. Se você costuma ficar tenso e nervoso, experimente estas sete maneiras de reduzir o estresse.

1. Durma o suficiente

O sono inadequado ou de baixa qualidade pode afetar negativamente seu humor, estado de alerta mental, nível de energia e saúde física.

2. Aprenda técnicas de relaxamento

Meditação, relaxamento muscular progressivo, imagens guiadas, exercícios de respiração profunda e ioga são técnicas de relaxamento poderosas e destruidoras do estresse.

3. Fortaleça sua rede social

Conecte-se com outras pessoas assistindo a um curso, ingressando em uma organização ou participando de um grupo de apoio.

4. Aprimore suas habilidades de gerenciamento de tempo

Quanto mais eficientemente você conseguir conciliar as demandas do trabalho e da família, menor será o seu nível de estresse.

5. Tente resolver situações estressantes, se puder

Não deixe situações estressantes apodrecerem. Faça sessões de resolução de problemas familiares e use as habilidades de negociação em casa e no trabalho.

6. Cuide de si mesmo

Mime-se com uma massagem. Saboreie verdadeiramente uma experiência: por exemplo, coma devagar e concentre-se realmente no sabor e nas sensações de cada dentada. Faça uma caminhada ou uma soneca, ou ouça sua música favorita.

7. Peça ajuda

Não tenha medo de pedir ajuda a seu cônjuge, amigos e vizinhos. Se o estresse e a ansiedade persistirem, converse com seu médico.

Junto com essas formas de reduzir o estresse, acrescente um estilo de vida saudável - manter um peso saudável, não fumar, exercícios regulares e uma dieta que inclui frutas, vegetais, grãos integrais, proteína magra e gorduras saudáveis ​​- e a pressão alta pode ser uma coisa do passado.