8 de agosto, dia Nacional de Combate ao Colesterol

Doenças Cardiovasculares representaram mais de 30% dos óbitos do mundo

Data

No dia 8 de agosto comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. A data marca a importância de manter o controle do lipídio no organismo humano, pois com altos níveis o composto favorece a prevalência de doenças cardiovasculares (DCV) como o infarto e acidente vascular cerebral (AVC) e pode ocasionar, em casos mais graves, a morte.

colesterol1.png

Números

Segundo o Ministério da Saúde, as DCV representaram mais de 30% dos óbitos do mundo e em países em desenvolvimento, como o Brasil (2015). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Em 2017 foram registrados 17,79 milhões de mortes por doenças cardiovasculares, correspondendo a 31,8% do total de mortes. No Brasil, o índice elevado de colesterol - superior a 200 mg/dL - é mais prevalente em mulheres (35,1%), nos indivíduos com mais de 45 anos e com menor escolaridade, dados da pesquisa realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde em 2019. O estudo ainda destacou que das pessoas analisadas, apenas 12,5% afirmaram saber que seu colesterol era elevado e somente 14% já havia realizado dosagem do seu perfil lipídico.

O que é o colesterol?

O colesterol é importante para várias funções orgânicas, como produção de hormônios e funcionamento das células. O composto produzido pelo fígado marca a presença de gordura no sangue e é produzido de duas formas: Lipoproteínas de Alta Densidade (HDL) e Lipoproteínas de Baixa Densidade (LDL).

O HDL é responsável por retirar o excesso de colesterol da circulação e é conhecido como o "bom colesterol". Já o LDL  é responsáveis pelo transporte do composto - e esse em excesso é conhecido como o "mau colesterol", pois aumenta o risco de entupimento das artérias devido à gordura presente.

Causas

O nível elevado de colesterol pode ter diversas origens como: alimentação inadequada, obesidade, sedentarismo, consumo elevado de bebidas alcoólicas, outras doenças associadas, genética etc.

Cuidados:

• Realize exames de rotina frequentemente: os procedimentos ajudam a perceber previamente o nível do colesterol e, assim, controlá-lo antes de qualquer predisposição as DCV
  • Conheça e incentive o seu ciclo familiar: alguns dos aumentos dos níveis de LDL podem ser provocados por histórico familiar. A adesão de hábitos saudáveis começa no próprio ambiente familiar.
  • Pratique atividades físicas: a prática de 150 minutos de atividades é suficiente para um bom hábito. O ideal é que o tempo seja distribuído ao longo da semana;
  • Consuma alimentos saudáveis: frutas, verduras, grãos integrais, azeite, peixe, atum, sardinha e salmão estão entre a alimentação permitida;
  • Evite alimentos processados: biscoitos, refrigerantes, sorvetes e carne vermelha estão entre os nutrientes que devem ser evitados.
  • Combater o estresse: a saúde mental também é importante. Voltar a si mesmo e conhecer atividades que lhe dão prazer, como a leitura, entretenimento e religiosidade somam-se aos cuidados com os níveis de colesterol.

Em alguns casos, após avaliação médica, dependendo do perfil de risco individual, pode ser indicado uso de medicamentos redutores do colesterol

cholesterol-numbers933-203720.jpg

Fonte: Viva Melhor

Diagnóstico

Apesar das consequências, os altos índices podem ser facilmente identificados através de um exame, o lipidograma. O ideal é que o exame seja feito durante a infância e durante a vida adulta, mesmo que as pessoas não apresentem sintomas.

Sintomas

Por ser silenciosa, a doença não apresenta sintomas prévios e o tratamento costuma ser procurado tardiamente. Os quadros clínicos mais graves são acompanhados de AVC, hipertensão, infarto e trombose. Outra queixa comum são os relatos de insuficiência cardíaca - ambas as manifestações clínicas são acometidas já pela consequência do alto nível de HDL no sangue do paciente.

Tratamento

O tratamento do colesterol alto é medicamentoso, com uso de estatinas e fibratos.

Outras causas de colesterol elevado

Comer muita gordura saturada é uma das principais causas do colesterol elevado, apesar de que há vários outros fatores que podem afetar os níveis de colesterol no sangue:

• Condições hereditárias tais como Hiperlipidemia Familiar (condição onde as gorduras do sangue estão em níveis alterados).
  • Fumo
  • Idade
  • Diabetes
  • Etnia
  • Importante: sempre consulte seu médico e/ou nutricionista para um atendimento individualizado.

Hashtags