telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

6 de julho, dia mundial das Zoonoses

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Você conhece exemplos de doenças que são consideradas zoonosess ?

O Dia Mundial das Zoonoses (6 de julho) ganhou grande importância após a nova pandemia da doença por coronavírus (COVID-19), que se acredita ter sido originada em morcegos e transmitida aos seres humanos por meio de pangolins(espécie de tamanduás escamado).  

 

Pasteur.jpg

O dia 06 de julho foi escolhido para lembrar o combate às zoonoses porque nesta mesma data, em 1885, o cientista francês Louis Pasteur administrou, pela primeira vez, com sucesso a vacina antirrábica por ele desenvolvida em um jovem que havia sido mordido por um cão. 

O que é a Zoonose ?

A zoonose é uma doença infecciosa causada por um patógeno que se originou em animais, mas pulou para os seres humanos diretamente ou através de uma espécie intermediária. Os animais, portanto, desempenharam um papel essencial na manutenção de infecções zoonóticas - bacterianas, virais ou parasitárias - na natureza.

Como é a transmissão das zoonoses ?

Atualmente, o que se conhece é apenas uma pequena parcela dos vírus que existem na natureza. Muitos deles são descobertos quando uma nova zoonose é detectada. Ao todo, cerca de três quartos das novas doenças (ou doenças conhecidas que ressurgem em novas formas), sejam elas virais ou bacterianas, foram transmitidas por animais.

61% dos agentes infecciosos dos humanos hoje conhecidos estavam hospedados antes em animais.

Uma zoonose pode ser transmitida, entre outras maneiras, por mordidas e arranhões, contaminação de comida e água, além de contato com fezes e carcaças. Outra forma comum de transmissão acontece durante o abate de animais.

A transmissão pode ocorrer diretamente do hospedeiro. E há casos com animais intermediários, como suspeitam os cientistas que estudam a covid-19.

A contaminação do novo coronavírus, seja de animal para humanos, seja entre humanos, ocorre por gotículas respiratórias ou saliva, espalhadas pelo contato próximo.

Spillover é um termo em inglês que pode ser traduzido como transbordamento e é usado no contexto da ecologia para dizer que um vírus ou micróbio conseguiu se adaptar e migrar de uma espécie de hospedeiro para outra. Foi o que ocorreu com o agente infeccioso causador da Covid-19.

Formas de prevenção de doenças zoonóticas

  • Lave as mãos com sabão ou aplique álcool em gel para as mãos imediatamente após a proximidade com animais, ainda que não os tenha tocado.
  • Mantenha aves, roedores, répteis e anfíbios afastados de seu rosto.
  • Use roupas e aplique sprays repelentes para evitar picadas de mosquitos, carrapatos e pulgas.
  • Evite mordidas e arranhões de animais.
  • Tenha cuidado com animais que possam transmitir zoonoses em lugares como zoológicos, exposições de animais, creches e escolas.

Exemplos de zoonoses

EBOLA

A última epidemia do vírus ocorreu de 2013 a 2016, e matou 11,3 mil pessoas na África, especialmente na Libéria, Serra Leoa e Guiné. Com uma taxa de fatalidade de 50%, acredita-se que o hospedeiro primário do ebola tenha sido o morcego de fruta. A partir dele, chimpanzés, gorilas, macacos, antílopes e porcos-espinhos foram contaminados, e através do contato com sangue, secreção, órgãos e outros fluidos corporais desses animais, o homem também contraiu a doença.

HIV

O vírus presente em quase 38 milhões de pessoas no mundo tem sua mais provável origem no vírus da imunodeficiência símia (SIV) presente em chimpanzés. Acredita-se que o homem tenha sido contaminado pela carne dos animais, que eram caçados para servir de alimento na África. No corpo humano, o vírus sofreu mutações e, de pouco em pouco, se espalhou pelo mundo, sendo descoberto apenas em 1983, quando ganhou o nome de vírus da imunodeficiência humana (HIV). Já a relação com o primata só seria feita 15 anos depois, em 1999.

SARAMPO

Presente em todos os continentes do mundo, o sarampo infecta de 20 milhões a 30 milhões de pessoas e mata cerca de 1 milhão anualmente. Ainda que estabelecida nas populações humanas há dezenas de milhares de anos, acredita-se que o vírus tenha se originado na peste bovina e chegado ao homem pela criação de gado. Para as populações de chimpanzés e gorilas, o sarampo é fatal e impõe riscos à preservação dos primatas. Para visitar esses animais em alguns passeios ecoturísticos, é preciso comprovar que a carteira de vacinação está em dia.

COVID-19

A doença de COVID-19 causada pelo vírus SARS-CoV-2 é uma dessas situações que assola o mundo hoje. Um dos casos mais famosos é a peste bubônica, no século 14, transmitida pelos ratos.

RAIVA

pode ser passada para os humanos e sua contaminação acontece pelo depósito da saliva, contendo vírus rábico, em pele ou mucosa, pela mordedura ou arranhadura do animal, assim como pela lambedura de pele com ferimento já existente ou de mucosa mesmo íntegra.

TOXOPLASMOSE

é transmitida pelos gatos e sua contaminação ocorre por meio da ingestão dos “ovos” do parasita que são eliminados nas fezes de gatos contaminados.

LEOSHMANIOSE

é transmitida pela picada de um mosquito (fêmea) infectado pelo protozoário.

Fontes comuns de zoonoses

A maioria das pessoas vive em torno de animais, ainda que não nem todos vivam em fazendas ou com animais de estimação. Muitos membros do reino animal podem transmitir doenças, de carrapatos a esquilos e ratos. Veja a seguir uma breve lista de animais comuns e algumas das doenças que podem ser contraídas deles:

Gatos: toxoplasmose, pasteurelose, dermatofitose;
Morcegos: ebola, SRAG, MERS, raiva, viroses causadas pelos vírus nipah e hendra;
Cães: raiva, norovirose, pasteurelose, salmonelose, dermatofitose, ancilostomose;
Carrapatos: doença de Lyme, febre maculosa, encefalite de Powassan;
Mosquitos: malária, dengue, febre do Nilo, zika, chikungunya;
Aves: gripe aviária (H1N1, H5N1), salmonelose, clamidiose;
Vacas: infecções por Escherichia coli, dermatofitose, salmonelose;        
Roedores: síndrome cardiopulmonar por hantavírus, peste bubônica, estreptobacilose, salmonelose.


Referências

https://www.downtoearth.org.in/blog/wildlife-biodiversity/world-zoonoses-day-changing-our-relationship-with-animals-to-avoid-another-pandemic-72138

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/02/14/Como-se-d%C3%A1-a-transmiss%C3%A3o-de-v%C3%ADrus-de-animais-para-pessoas

https://saude.abril.com.br/medicina/coronavirus-pandemia-zoonose/

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032