telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Dia Mundial de Conscientização do Câncer de Rim

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Este ano o lema da campanha é “Precisamos falar sobre atividades físicas”.

Dia 18 de junho, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Câncer de Rim. Este ano o lema da campanha é “Precisamos falar sobre atividades físicas”.

O objetivo é incentivar pacientes, cuidadores, familiares, amigos e profissionais da saúde a promover conhecimento, como uma das formas mais eficazes de diminuir as taxas preocupantes do câncer renal.

Estudos mostram que ser fisicamente ativo reduz o risco de câncer de rim em até 22%. Quando diagnosticada a condição em uma pessoa, mesmo uma atividade física moderada pode ajudar nos resultados do tratamento em até 15%, assim como reduzir potenciais efeitos causados pelo câncer, como fadiga, ansiedade, depressão, além de melhorar a qualidade de vida.

O problema é que três em cada quatro pacientes de câncer de rim não estão praticando atividades físicas. A Academia Americana de Medicina Esportiva e a Sociedade Americana de Câncer recomendam 150 minutos por semana de atividades físicas moderadas, o que corresponde a uma caminhada de 50 minutos, três vezes por semana.

Mais de 400 mil casos de câncer de rim são registrados por ano em todo o mundo. Os dados são do último levantamento do Observatório Global do Câncer da Organização Mundial da Saúde, realizado em 2018. O número de mortos chega a 175 mil. Com cerca de 6 mil novos casos anuais no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de rim é o terceiro tumor geniturinário mais comum no Brasil, sendo que sua incidência é quase duas vezes maior entre os homens. A doença representa a 10ª maior causa de morte por câncer em homens.

Fatores como idade avançada, tabagismo, obesidade, histórico de doença renal (como cálculo ou cisto) são considerados de risco. O câncer de rim é uma doença silenciosa, que não costuma apresentar sintomas em suas fases iniciais. Na maioria das vezes o diagnóstico é feito a partir de outros exames de imagem, como ultrassonografias abdominais e ressonâncias solicitadas por outros motivos médicos (diagnóstico incidental). Quando ocorrem sintomas, os mais comuns são: dor lombar, sangramento urinário, perda de peso e massa palpável na região lateral do abdome. A doença tem alto índice de letalidade quando não diagnosticada em estágios iniciais. Quando os tumores são identificados precocemente, há grande chance de cura.

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032