telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

9 de junho - dia mundial da imunização

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Alerta para calendário vacinal atualizado

No dia 9 de junho, comemora-se o dia nacional da imunização. A iniciativa é uma forma de relembrar a população da importância de se manter imunizada.

Atualmente, são oferecidas na rede pública de saúde 19 vacinas para mais de 20 doenças. Um adulto com a sua situação vacinal regularizada, precisará tomar uma vacina a cada 10 anos (dT – dupla adulta, contra difteria e tétano), exceto a vacina contra o vírus  Influenza (gripe), que precisa ser atualizada anualmente para os que pertencem aos grupos prioritários. A razão disso é uma diferente circulação do vírus Influenza nos hemisférios sul e norte. Anualmente as cepas (subtipos dos vírus) que constituem a vacina são modificadas pela Organização Mundial de Saúde, de acordo com a circulação dos vírus Influenza no mundo. 

Curiosidade: A palavra vacina deriva justamente de Variolae vaccinae, nome científico dado à varíola bovina.

O processo para imunização mudou muito. Cada vacina é estudada e inserida no Calendário Nacional de Vacinação em esquemas e idades específicas, visando uma maior eficácia. Por isso é importante que os esquemas sejam seguidos adequadamente.

Atualmente, são oferecidas na rede pública de saúde 19 vacinas para mais de 20 doenças. Essas vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde de todos os 645 municípios de São Paulo para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes e protegem contra doenças como gripe, febre amarela, sarampo, tétano, varicela, difteria, meningite, entre outras.

Os indivíduos até 29 anos de idade precisam ter pelo menos duas doses da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola). De 30 a 59 anos de idade, pelo menos uma dose da vacina tríplice viral. Além disso, todos adultos precisam ter sua dose da dT atualizada (a cada 10 anos é necessário um reforço), esquema da hepatite B (que consiste em um esquema de 3 doses, não há necessidade de reforço). O esquema iniciado em qualquer momento deve ser completado, não havendo necessidade de reiniciá-lo e pelo menos uma dose da vacina contra febre amarela.

Links interessantes

Calendário de Vacinação - Ministério da Saúde
https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/27/Calendario-Vacinao-2020-crianca.pdf

Carteirinha de Vacinação - Estado de São Paulo
http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/imunizacao/caderneta19_vacinacao.pdf

Calendário de vacinação - Estado de São Paulo:
http://www.saude.sp.gov.br/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica-prof.-alexandre-vranjac/areas-de-vigilancia/imunizacao/calendario-vacinal

Vacinação: quais são as vacinas, para que servem, por que vacinar, mitos
https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/vacine-se

 

#imunização #vacinação #esquemavacinal #ministériodasaúde #saúdedigital #sus #calendáriodevacina #coronavirus #covid19 #pandemia #telessaudesp

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032