telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

10 de maio - dia mundial de combate ao Lúpus

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

No Brasil há cerca de 65 mil pessoas com lúpus

Data

O Dia Mundial do Lúpus é celebrado no dia 10 de maio como uma forma de conscientizar as pessoas sobre a doença autoimune que acomete cerca de 5 milhões de indivíduos ao redor do globo. Segundo números da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), estima-se que no Brasil que existam cerca de 65 mil pessoas com lúpus, sendo a maioria mulheres. A campanha faz parte do maio roxo.

O que é ?

O lúpus, também conhecido como lúpus eritematoso, é uma doença autoimune que faz com que as células de defesa ataquem as células saudáveis do corpo, o que pode provocar inflamação em várias partes do corpo, especialmente articulações, pele, olhos, rins, cérebro, coração e pulmões.

Geralmente, o lúpus é mais comum em mulheres jovens, entre os 14 e os 45 anos, e seus sintomas têm tendência a ir surgindo desde o nascimento. Porém, é comum que a doença só seja identificada vários anos depois dos primeiros sintomas, devido a uma crise de sintomas mais intensos após uma infecção, uso de algum medicamento ou, até, devido à exposição exagerada ao sol.

Embora o lúpus não tenha cura, existem alguns tratamentos, indicados pelo reumatologista, que ajudam a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Tipos de lúpus

O tipos mais comum de lúpus é o lúpus eritematoso sistêmico, no entanto, existem 4 tipos principais de lúpus:

1. Lúpus eritematoso sistêmico (LES)
Provoca a inflamação em várias partes e órgãos do corpo, especialmente pele, articulações, coração, rins e pulmões, provocando diferentes sintomas de acordo com os locais afetados.

2. Lúpus discoide ou cutâneo
Causa o surgimento de lesões apenas na pele, não afetando outros órgãos. Porém, alguns pacientes com lúpus discoide, podem apresentar evolução da doença para lúpus sistêmico ao longo do tempo.

3. Lúpus induzido por medicamentos
É um tipo de lúpus mais comum em homens e acontece devido a uma inflamação temporária causada pelo uso prolongado de determinados remédios, como hidralazina, procainamida e isoniazida. Normalmente os sintomas desaparecem poucos meses após se terminar o uso do medicamento.

4. Lúpus neonatal
É um dos tipos mais raros de lúpus, mas pode acontecer em bebês que nascem de mulheres com lúpus.

Sintomas

O lúpus pode afetar qualquer órgão ou parte do corpo e, por isso, os sintomas podem variar muito de uma pessoa para a outra. Ainda assim, alguns dos sintomas mais comuns incluem:

  • Febre acima de 37,5ºC;
  • Manchas vermelhas na pele, especialmente no rosto e outros locais expostos ao sol;
  • Dor muscular e rigidez;
  • Dor e inchaço das articulações;
  • Queda de cabelo;
  • Sensibilidade à luz;
  • Cansaço excessivo.

Estes sintomas normalmente surgem em crises, ou seja, aparecem de forma intensa durante alguns dias ou semanas e depois voltam a desaparecer, mas também existem casos em que os sintomas se mantêm sempre de forma constante.

Dependendo do caso, os sintomas do lúpus podem acabar sendo semelhantes a outros problemas mais comuns, como diabetes e artrite, e por isso, é possível que o diagnóstico seja mais demorado, já que o médico precisa eliminar outras causas.

Diagnóstico

Não existe um exame capaz de diagnosticar o lúpus, por isso é comum que o médico avalie vários fatores, desde os sintomas apresentados, até o histórico de saúde individual e familiar.

Além disso, também podem ser pedidos alguns exames de sangue, testes de urina e exames a alguns órgãos, para despistar outros problemas que possam causar sintomas semelhantes.

Causas

Esta é um doença autoimune que, normalmente, é causada por mutações genéticas que ocorrem durante o desenvolvimento do feto no útero e, por isso, não é uma doença contagiosa que possa ser transmitida.

No entanto, é possível nascer sem qualquer sintoma e só desenvolver sintomas durante a vida adulta, devido a fatores que podem estimular o aparecimento desses sintomas como exposição prolongada ao sol, infecções virais ou uso de alguns medicamentos.

Além disso, algumas pessoas também têm maior tendência para demonstrar os primeiros sintomas de lúpus durante fases da vida em que acontecem maiores alterações hormonais, como durante a puberdade, gravidez ou menopausa.

Tratamento

O tratamento do lúpus varia de acordo com os sintomas manifestados e, por isso, é aconselhado consultar o médico especialista de acordo com o tipo de sintoma e o órgão afetado.

No entanto, os tratamentos mais utilizados são:

  • Remédios anti-inflamatórios, como Naproxeno ou Ibuprofeno: são usados principalmente quando o lúpus provoca sintomas como dor, inchaço ou febre;
  • Remédios antimaláricos, como a Cloroquina: ajudam a evitar o desenvolvimento dos sintomas da lúpus em alguns casos;
  • Remédios corticoides, como Prednisona ou Betametasona: reduzem a inflamação dos órgãos afetados;
  • Remédios imunossupressores: como Azatioprina ou Metotrexato, para diminuir a ação do sistema imune e aliviar os sintomas. Porém, este tipo de medicamentos apresenta efeitos secundários sérios como infecções recorrentes e aumento do risco de câncer e, por isso, só devem ser usados nos casos mais graves.

Cuidados

Além disso, é ainda importante ter sempre alguns cuidados para aliviar os sintomas, como passar protetor solar diariamente, fazer uma alimentação anti-inflamatória e ter hábitos de vida saudáveis. 

Alimentação

Os alimentos adequados são os alimentos anti-inflamatórios, como:

  • Salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha e truta pois são ricos em ômega 3
  • Chá verde, alho, aveia, cebola, brócolis, couve-flor e repolho, semente de linhaça, soja, tomate e uva, pois são antioxidantes
  • Abacate, laranja azeda, limão, tomate, cebola, cenoura, alface, pepino, nabo, couve, germinados, beterraba, lentilha, pois são alimentos alcalinizantes.

Além disso, é também recomendado que invista nos alimentos orgânicos e integrais e beber bastante água todos os dias. Veja um cardápio que ajuda a controlar os sintomas da doença.

Famosos com lúpus

A doença de lúpus atormenta alguns famosos, como Lady Gaga, Selena Gomez, Astrid Fontenelle, Kim Kardashian, Toni Braxton, Seal e até Michael Jackson (1958-2009).

Sistema Único de Saúde - SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece acompanhamento e tratamento para pacientes com lúpus, inclusive com a entrega de medicação. Diante de suspeita da doença, as pessoas devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A partir daí, se for o caso, ele será encaminhado ao especialista. 

Confira o vídeo:

 

Referências

https://www.tuasaude.com/lupus

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-brasil/2021/05/10/dia-mundial-do-lupus-conscientiza-populacao-sobre-doenca-cronica.htm

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=309144#:~:text=O%20Sistema%20%C3%9Anico%20de%20Sa%C3%BAde,ele%20ser%C3%A1%20encaminhado%20ao%20especialista.

Tags: ,

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032