15 de outubro - Dia Mundial de Lavar as Mãos

Lave as mãos: por que o Dia Mundial da Lavagem das Mãos deste ano é mais importante do que nunca

tele-dia-mundial-de-lavar-as-maossite.jpg

Observar o Dia Mundial da Lavagem das Mãos nunca foi tão importante! Ainda mais durante uma pandemia que pode ser controlada, em parte, por todos que levam a sério a higiene das mãos.

Manter as mãos limpas é um dos hábitos mais importantes que podemos adotar para evitar a contração da Covid-19 e a disseminação do coronavírus.

A pandemia Covid-19 trás um alerta importante: lavar as mãos com água e sabão é uma das maneiras mais simples e eficazes de interromper a propagação de germes e permanecer saudável. Muitos germes que podem deixar as pessoas doentes são transmitidos quando não lavamos as mãos com sabão e água corrente limpa.

Lavar as mãos com água e sabão pode evitar que 1 em cada 3 pessoas adoeça com diarreia e 1 em cada 5 pessoas contraia doenças respiratórias. É por isso que lavar as mãos é tão importante, especialmente depois de usar o banheiro, ao preparar alimentos , antes de comer e depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz.

Números

No Brasil, a pesquisa “Hábitos de Lavagem de Mãos no Brasil”, de abril de 2010, realizada pelo IBOPE Inteligência mostrou que 1/3 das 277 entrevistadas não acha que lavar as mãos seja uma ação de boas maneiras. A pesquisa mostrou a preocupação das brasileiras sobre a importância de lavar as mãos com sabonete antes das refeições, mas há a relutância de fazer isso de fato, deixando claro que esse não é um hábito de higiene usual, conforme pode-se observar abaixo:

• 1/3 das entrevistadas dizem não considerar lavar as mãos um hábito de boas maneiras;
  • 76% disseram sempre lavar as mãos com sabonete antes de se alimentar, mas apenas 36% acham que os brasileiros têm este hábito;
  • Lavar as mãos com sabonete antes de se alimentar é um hábito reconhecido como importante, mas com menor peso nas regiões Norte, Nordeste e Centro- Oeste, na área rural e nas classes D e E;
  • 84% disseram sempre lavar as mãos com sabonete depois de utilizar o banheiro;
  • Apesar de a grande maioria afirmar lavar suas mãos com sabonete após ir ao banheiro, apenas 25% confirmaram se importar em assegurar que seus filhos lavem as mãos com sabonete após defecarem;
  • Entrevistadas das classes D e E foram as que reconheceram com maior intensidade a importância de lavar as mãos após utilizar  o banheiro,mas são as que ,na prática , menos o fazem;
  • Apenas 1/3 das mães acreditam que seus filhos lavam as mãos com sabonete na escola;
  • 1/3 das entrevistadas afirmam não considerar importante lavar as mãos com sabonete depois de limpar as fezes do filho;
  • 87% afirmam saber que lavar as mãos com sabonete reduz a chance de doenças;
  • 40% revelaram que seus filhos lavam as mãos até três vezes ao dia apenas.

Higiene das mãos para todos

Esse é o tema do Dia Mundial da Lavagem das Mãos de 2020. É uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde que pede uma melhor higiene das mãos. O Dia Global da Lavagem das Mãos é um dia de defesa anual global estabelecido pela Parceria Global para a Lavagem das Mãos para defender a lavagem das mãos com sabão como uma forma fácil, eficaz e econômica de prevenir doenças e salvar vidas.

Por que algumas pessoas não lavam as mãos ?

• Subestimar a gravidade do risco
  • Invisibilidade dos vírus e bactérias
  • Sentir que os benefícios não valem o esforço
  • Estar com pressa

Barreiras para a lavagem adequada das mãos

Existem 818 milhões de crianças que não têm acesso à lavagem básica das mãos com água e sabão na escola. Pelo menos 3 bilhões de pessoas, ou 40% da população mundial, não têm lavatórios com água e sabão em casa.

As repercussões dessas disparidades foram desastrosas e de longo alcance. Anualmente, cerca de 289.000 crianças menores de 5 anos morrem de doenças diarreicas, em parte causadas pela incapacidade de lavar as mãos com sabão.

O fardo da coleta de água freqüentemente recai sobre mulheres e meninas, que passam mais tempo coletando água e menos tempo fazendo atividades mais produtivas, incluindo educação. E o acesso inadequado a recursos de saneamento e higiene nas escolas pode ser uma barreira à educação para meninas que estão menstruadas.

Como lavar as mãos

como lavar as maos.jpg

Joguinho da FioCruz ensina a lavar as mãos

O material pode ser acessado online, na página do IOC/Fiocruz, e está disponível para download gratuito.

Hashtags

#WorldHandHygieneDay