telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

28 de agosto - Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Nos últimos 10 anos, aconteceram 86 casos na região amazônica

Escalpelamento é o arrancamento brusco e acidental do escalpo (couro cabeludo). Esse grave acidente costuma ocorrer em embarcações de pequeno porte, durante a pesca artesanal ou o transporte para a escola, o trabalho ou outros locais, quando, por descuido, os cabelos compridos, em sua maioria de mulheres e meninas, se enrolam nos eixos e partes móveis dos motores, causando o arrancamento parcial ou total do couro cabeludo. Em muitos casos, as vítimas têm orelhas, sobrancelhas, pálpebras e parte do rosto e pescoço arrancados, o que causa grave deformação e pode levar a morte. O longo tratamento consiste em cirurgia plástica reparadora e implante capilar, além de acompanhamento psicológico. Esses acidentes são muito comuns nos rios da Amazônia.

Conscientização

Como forma de conscientizar sobre esse tipo de acidente, a data 28 de agosto foi instituída como o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento. Só em 2020, já são cinco acidentes no Pará. O número aponta diminuição de 61% em relação ao ano anterior.

Segundo dados da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), 93% dos casos de escalpelamento da região amazônicas têm mulheres como vítimas. Destas, 65% são crianças, 30% adultos e 5% idosos. O índice sinaliza sobre questões culturais que precisam ser repensadas.

Medidas Preventivas

O escalpelamento pode ser evitado com uma medida preventiva simples: a proteção adequada de eixos de motores de embarcações. O item, assim como a instalação, é disponibilizado gratuitamente pela Marinha.

A Lei 11.970/2.009 obriga a instalação de uma cobertura nas partes móveis dos motores das embarcações para proteger os ocupantes. A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, oferece e instala gratuitamente a proteção do motor.

Recomendações aos usuários de embarcações

- nunca arme rede ou sente de cabelos soltos perto do motor;
- prenda os cabelos, coloque um boné ou chapéu;
- evite usar colares ou cordões;
- mantenha as crianças sempre junto de você.

Sistema Único de Saúde - SUS

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou projeto que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer tratamento gratuito imediato, incluindo cirurgias reparadoras e atendimento psicológico, para as vítimas de escalpelamento.

 

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032